Ao decidir pela chegada do primeiro ou de mais um filho para a família, certos casais acabam, por não saberem, cometendo alguns erros comuns nas tentativas de engravidar.

O primeiro deles é ter relações sexuais todos os dias. A prática pode virar uma obrigação e causar estresse e até desgaste emocional. A recomendação para quem deseja engravidar é ter relações a cada dois dias ou uma vez ao dia no período fértil.

Mas atente-se, já que deixar de fazer sexo quando não há ovulação é outro erro. O ciclo de ovulação pode variar a cada mês e o espermatozoide pode permanecer vivo por até cinco dias dentro da mulher, então se pode ter relações vários dias antes da data da ovulação e assim conseguir engravidar.

Outro erro comum é esperar uma gravidez mesmo depois de um ano de tentativas. Nesse caso, o recomendado é que mulheres com mais de 35 anos busquem ajuda de uma clínica de reprodução assistida após seis meses de infertilidade para uma avaliação para específica.

Acreditar que o problema de infertilidade é apenas feminino é outro equívoco. As chances são as mesmas entre homens e mulheres, ou seja, 40% dos motivos são femininos e 40% masculinos. Entre eles o problema tem relação com a produção de poucos espermatozoides ou de espermatozoides com dificuldades de motilidade.

Conhecendo os erros reduza a ansiedade e se preciso procure orientação com a Clínica Gera.

 

Fonte: Joji Ueno, ginecologista, doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP, diretor e fundador da Clínica GERA (São Paulo e Campo Grande).

CategorySem categoria

© 2023 LabFIV - Laboratório de Reprodução Assistida
Rua Várzea, 63 - Chácara Cachoeira
Campo Grande/MS

Desenvolvido por Advanced TI Mkt Digital

Iniciar conversa
Atendimento via WhatsApp
Olá! 👋 Estamos aqui para lhe ajudar com dúvidas sobre preservação da fertilidade, tratamentos de infertilidade e agendamentos! Clique para iniciar uma conversa